sábado, 2 de março de 2013

como saber q roda escolher para seu carro


Como escolher o aro adequado ao seu carro 
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Aro 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ou 20 polegadas ? Como saber qual é a roda adequada ao seu veículo? Na Stock Car, são usadas rodas de 18 polegadas, que oferecem desempenho superior aos carros, com excelentes respostas de dirigibilidade, com os pneus Eagle, da Goodyear, fornecedora oficial de pneus da categoria.

Na Stock Car, todos os detalhes do conjunto roda/pneu foram pensados, desde o tamanho da roda até a largura e altura dos pneus, com objetivo de tirar melhor proveito da força dos motores V8 de 520 cv de potência. "Na Stock Car, temos rodas grandes para também possibilitar a correta refrigeração do sistema de freios", explica Vinícius Sá, coordenador de Eventos Esportivos da Goodyear do Brasil.

Vinícius explica que com roda grande, a altura do pneu pode ser baixa. "Esse aspecto difere das competições tipo Fórmula, em que os pneus são mais altos e as rodas são pequenas", diz.
Já a largura é determinada pela relação entre a potência do motor e a necessidade de aderência à pista. "Quanto mais largo o pneu, mais contato com o piso, e a aderência é maior, tanto para acelerar quanto para frear", explica o coordenador da Goodyear. Os pneus Eagle utilizados na Stock Car têm medidas 25.5 x 10.5 - 18 (diâmetro externo x largura e tamanho do aro, todas em polegadas).
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Nas ruas
Os mesmos conceitos podem ser aplicados nos pneus de carros de passeio. Porém, na hora da escolha, o motorista deve prestar atenção a alguns detalhes adicionais. "Na competição, o foco é o desempenho; já nos automóveis de passeio, temos de observar também fatores como conforto e o ruído em qualquer tipo de solo", afirma.

O especialista da Goodyear explica que quanto mais alto o perfil do pneu, geralmente, mais confortável será a condução, especialmente em pavimentos acidentados.
 "Quanto maior for a parede lateral, mais borracha o pneu tem para absorver os impactos, resultando em uma maior sensação de conforto para os ocupantes do veículo", revela Vinícius Sá.

Para quem gosta de rodas grandes, é preciso saber que quanto maior a roda, mais demorada é a resposta na arrancada, ao passo que a velocidade final aumenta. Consequentemente, o consumo de combustível tende a aumentar, pois para ganhar velocidade rapidamente o motorista tende a acelerar mais. 

Outro fator que deve ser levado em conta é que cada veículo tem o odômetro aferido para um perfil (ou altura) de roda e pneu específico. Assim, quem pensa em aumentar o tamanho da roda, deve compensar o diâmetro original do conjunto com um perfil de pneu mais baixo.

Os pneus dos automóveis de passeio são classificados de acordo com o tamanho do aro. Para cada medida de roda há diversas larguras e alturas, que são representadas por dois números separados por uma barra. Assim existe uma infinidade de tamanhos de pneus, como 175/70, 185/60 e 195/50. O primeiro número se refere à largura do pneu, já o segundo, à altura, em uma medida proporcional à largura. Assim, se um pneu é 175/70, isso significa que a parede lateral dele é de 70% o tamanho da largura.

"Portanto, a troca das rodas originais por outras maiores ou menores é um assunto que deve ser estudado com cautela. O ideal é seguir o que foi determinado pela montadora, pois o conjunto ‘roda e pneu’ são um dos principais itens de segurança de um veículo", conclui Vinícius Sá.

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